domingo, 11 de abril de 2010

Enxergando Deus Além do Caos

Este início de 2010, nestes quatro primeiros meses, têm-se a impressão de ser o ano do caos, assim já considerado por alguns. Esta afirmação tem como base os inúmeros desastres naturais ocorridos. Exemplo disto são os terremotos nos continentes da América (Haiti, Chile), Ásia e da Oceania, além de enchentes (EUA, Brasil), nos grandes deslizamentos de terra (Ilha grande RJ, Niterói RJ, Rio de Janeiro RJ), e ainda no Tsunami no Chile. Apontam alguns estudiosos sobre desastres naturais, que outros ainda irão ocorrer neste ano. Para eles, este “pode ser o pior ano de sempre”. Se não o é para alguns, certamente o é para aqueles que sofreram com as perdas de vidas, de pessoas queridas, parte da própria família, de amigos, além da perda dos bens que possuíam. A continuidade da existência destes se tornou um caos.
Mediante este quadro aterrador instalado e da “freqüente onda de caos” ocorrida e prometida, como viver o restante deste ano? Não é fácil responder a tal questionamento. Então, que se faça um minuto de reflexão sobre o assunto. Reflexão esta que não deve jamais servir para encobrir as falhas ou irresponsabilidades humanas diante de tais eventos. Falhas e irresponsabilidades vistas na falta de cuidados e prevenções que, anteriormente, deveriam ter sido tomadas e não o foram. Tal reflexão, ainda sim, é necessária, mesmo sabendo que em momentos como este, há gente que “ganha a vida” no caos, enquanto há outros que, nele, "a perdem".
Embora, em análise não tão rasa, os acontecimentos de caos, não são eles, os que fazem o ser humano ganhar ou perder a vida. Não, eles só apontam a fragilidade humana diante dos mesmos. Estes revelam que os avanços técnicos e científicos, nas inúmeras áreas da vida e do conhecimento humano, tem feito a raça humana descobrir-se não como uma raça de super seres. E sim, como de seres fracos e necessitados de alguém que lhes seja superior. Uma percepção brota diante de tais fatos quanto ao seu modo de vida que transparece como o de seres arrogantes e soberbos em si mesmos. Este estilo de vida que levam dentro do seu mundo irreal denota um desafio ao seu Criador. Desafio que se verifica na insana tentativa de encontrar a qualquer preço uma resposta para o seu existir. Daí então, vem a triste constatação que este seu mundo está longe e distante da realidade de ser a sua casa segura. Aliás, esta é outra casa, muito além deste mundo caótico. Percebe-se então que as situações de caos que afligem ao ser humano, são tempos de checagens das condições da própria existência. Tempos estes que trazem sempre aquelas famosas perguntas: De onde viemos, quem somos, o que estamos fazendo aqui e para onde iremos?
O Livro do Livros, inflige como resposta, afirmando e apontando a fé: “No princípio criou Deus os céus e a terra” (Genesis 1.1). “façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; (...)”. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gn 1.26a, 27). O homem veio e é de Deus. Foi Deus, o Criador, Ele mesmo colocou o homem no jardim do Éden. “E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, na direção do oriente, e pôs nele o homem que havia formado” (Gn 2. 8). Esta é a casa do homem, segundo Deus. O homem está aqui por causa de Deus e com vista a uma relação pessoal com Ele. A finalidade da existência humana é a própria glória de Deus. “O fim principal do homem é glorificar a Deus, e gozá-lo para sempre”. “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém.” Romanos 11.36; e há ainda outras referências textuais que ajudam a entender, tais como: 1º Coríntios 10.31; Salmo 73.25-26; Isaías 43.7; Rm 14.7-8; Efésios 1.5-6; Is 60.21; 61.3. Desta forma, em um rápido resumo o ser humano está aqui por causa Dele, aqui vive sob o controle e propósito Dele, e um dia para Ele irá.
Portanto, pela fé na pessoa do Filho de Deus, as respostas a tais questões ficam claras como o dia de Sol sem nuvens. Esta fé acaba por responder a tantas outras perguntas que perturbam a mente humana, até muito mais do que o próprio acontecimento de caos. A fé em Jesus dá um norte para uma vida nova, diferente, em direção ao Criador desta. É evidente que isto ocorre para aquele que sinceramente, Nele, busca a Deus. Aliás, afirma-se com toda propriedade que tal atitude é enxergar a Deus além do caos. Este enxergar não é só até o final do ano, mas para toda a vida. Assim, o caos pode não ser o fim de tudo, mas o começo. Deus, o Criador do ser humano, pela fé em Jesus, pode usar do caos com a finalidade de dar ordem à existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente argumentando com respeito! A opinião é de sua inteira responsabilidade.